Dicas para identificar mentiras no relacionamento

Estudos já apontaram que é comum que as pessoas contem algumas mentiras eventualmente. Recorrer a algumas inverdades é um hábito de quase todas as pessoas, já sendo visto como uma forma de manter um bom convívio social.

É muito difícil viver hoje em sociedade sem recorrer ao hábito da mentira em algum momento para lidar melhor com alguma situação. O problema é que em um relacionamento, a prática de mentiras pode acabar sendo fatal e interferindo na relação a dois. Entretanto, como saber se o seu sexto sentido tem fundamento ou se você está apenas sendo paranoico?

Reconhecendo uma mentira no relacionamento

Nem sempre é fácil reconhecer um mentiroso no dia a dia, ainda mais quando se trata de uma pessoa que você tem um relacionamento amoroso. Pode acontecer de o seu sexto sentido já ter dado alguns alertas, algumas situações em que você tem a sensação de que seu amor está te enganando. Entretanto, colocando em prática algumas dicas simples, você será mais capaz de ler os sinais de uma mentira na fala do companheiro.

Para reconhecer uma dissimulação da verdade é preciso entender o comportamento padrão da pessoa, prestar atenção no que ela diz, nos pequenos movimentos do rosto, no corpo e nas variações do tom da voz.

A dica dos especialistas tem relação com o fato de que nosso cérebro tem dificuldade para aceitar situações de negação. Ou seja, no momento em que se conta uma mentira, a verdade está sendo negada e qualquer expressão no corpo pode denunciar a negação, como ênfase com as sobrancelhas, um piscar de olhos diferente, rigidez do ombro, posição das mãos e pernas e até mesmo a tensão na testa podem denunciar quando a pessoa está mentindo.

Entretanto, com oito dicas simples ficará mais fácil para você identificar se seu companheiro está mentindo ou tentando te enganar, ainda mais em situações que você já esteja desconfiando de algo.

8 Dicas para identificar mentiras

1. Expressão facial falseada: quando somos genuínos, usamos os músculos faciais certos para expressar uma emoção. Num sorriso moderado e falso, não aparecem os pés de galinha, as bochechas não são levantadas e os olhos ficam menos apertados. Num sorriso real, mais músculos são utilizados e a pálpebra superior dobra-se um pouco sobre os olhos.

2. Ombro: erguer levemente um dos ombros.

3. Tocar o nariz: em momentos de tensão a sensibilidade da mucosa nasal aumenta. Assim, ao mentir, o nariz coça, embora possa ser uma sensação tão suave que mal se perceba.

4. Encobrir parcialmente a boca: traduz uma vontade de amordaçar-se. Tende a ser um gesto rápido, porque exprime um conflito: uma parte do mentiroso não quer calar-se – e sim continuar com a sua mentira.

5. Secura: em função de uma reação da adrenalina, o mentiroso fica com a garganta e boca secas, sendo comum se engasgar ou engolir seco.

6. Olhar: o mentiroso desvia o olhar enquanto conta a sua mentira e depois passa a olhar atentamente, querendo observar se conseguiu enganar.

7. Voz: quem mente fica com as cordas vocais mais esticadas que o normal, deixando a voz mais fina e fraca. Para compensar, a pessoa tenta falar mais alto.

8. Lábios: morder ou lamber os lábios pode ser um forte indício de mentira.

Como ter certeza das mentiras?

Se nem seguindo aquelas oito dicas você não conseguir identificar a mentira e confirmar se seu companheiro está tentando te enganar, você pode tentar uma última alternativa, que é estimulá-lo a falar a verdade.

Crie uma proximidade física com seu companheiro, porque isso dificulta na hora da mentira, e insista diversas vezes na afirmação que ele está fazendo. Se o seu amor disser, por exemplo, que não foi ao bar depois da aula com alguns colegas, pergunte várias vezes se ele realmente não saiu, pedindo detalhes, como a hora que foi para casa, que horário chegou, quem o acompanhou, onde o carro estava parado e coisas desse tipo.

Saber identificar mentiras é mais um passo rumo à reconquista do seu amor, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Para dominar a arte da sedução acesse aqui.

todos-produtos